Página inicialComunicaçãoNotíciasSTIMMME projeta ano positivo, mas de alerta por direitos trabalhistas

31/12/2016

STIMMME projeta ano positivo, mas de alerta por direitos trabalhistas

A classe trabalhadora foi, sem dúvida, uma das que mais fortemente sentiu os efeitos da retração econômica. Os impactos manifestaram-se de diversas formas – entre elas, a ascendência do desemprego e a ameaça dos direitos conquistados – discussão que promete permear também a pauta de atuação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves no próximo ano.

O setor metalúrgico amarga índices preocupantes: entre janeiro e outubro foram registradas 1.348 rescisões contratuais em Bento Gonçalves – motivo pelo qual o STIMMME reforça sua vigilância em defesa daqueles que representa, preparando uma agenda de ações com forte viés militante. “A turbulência econômica e política que enfrentamos – no passado recente e, sobretudo, no presente –, não nos permite ficar parados. Lutamos, nesse período, de forma ainda mais organizada, mobilizados junto às forças sindicais do estado e do país. Agora, temos o fim de um ciclo, que infelizmente não se mostrou tão positivo, e o início de outro – quando batalharemos para trazer boas notícias aos trabalhadores de toda a cadeia produtiva. Aos poucos, temos a certeza de que retomaremos o ritmo de geração de emprego e renda – o importante, até lá, é que tenhamos a serenidade de permanecer alertas e com o planejamento sempre voltado ao crescimento, e não ao retrocesso”, aponta o presidente Elvio de Lima.

De forma paralela, a entidade mantém a base assistencial dos serviços e benefícios que oferece aos associados: desde amplos serviços de saúde até opções de lazer. Entre janeiro e outubro de 2016, quase sete mil atendimentos médicos (em diversas especialidades, inclusive odontológicos) foram prestados pelo STIMMME a trabalhadores ligados à entidade e seus dependentes – um diferencial que tem impacto direto na melhora da qualidade de vida da família metalúrgica “Garantir essas facilidades só é possível com uma atuação responsável, marcada pela aproximação entre sindicato e trabalhadores, que se diferencia pela seriedade na gestão. Esse compromisso está, sem dúvida, garantido em nossa pauta de trabalho para o próximo ano”, diz Elvio de Lima.