Página inicialComunicaçãoNotíciasSTIMMME-BG Meio século em defesa da família metalúrgica

28/02/2017

STIMMME-BG Meio século em defesa da família metalúrgica

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves completa 50 anos de fundação no dia 1º de março de 2017, comprometido com a continuidade dos projetos em favor da categoria 

O dia 1º de março de 2017 é significativamente representativo na história do STIMMME-BG: marca seu aniversário de 50 anos de fundação, e, principalmente, o compromisso renovado da entidade com a continuidade dos trabalhos em defesa dos direitos das categorias que representa. “A trajetória que o Sindicato construiu até aqui é, sem dúvida, motivo de grande orgulho para todos nós, trabalhadores do segmento. Motivados pela série de conquistas já alcançadas, neste momento, voltamos nossa atenção para o futuro – reafirmando o compromisso com a continuidade da atuação em defesa da família metalúrgica e na busca constante de instrumentos capazes de ampliar sua qualidade de vida”, diz o presidente Elvio De Lima.

Vigilante permanente dos direitos dos profissionais, o STIMMME abre o mês alusivo ao seu 50º aniversário valendo-se da força, representatividade e credibilidade acumulados ao longo dos anos para alertar seus associados sobre as propostas prejudiciais contidas nas reformas Previdenciária e Trabalhista sugeridas pelo governo. Diversas ações de mobilização e conscientização estão sendo programadas para os próximos dias – inclusive com distribuição de material informativo junto às empresas do segmento – chamando a atenção para que intercedam junto aos deputados federais pela não aprovação das propostas. “Neste momento, cabe a nós, cidadãos, independentemente do segmento em que atuemos, protestarmos contra essas reformas. Ambas roubam nossos direitos e, portanto, não podemos nos omitir diante dessa agressão”, reforça o presidente.

Além das atividades sindicais de cunho político, a agenda de março será marcada pelo início da programação social no calendário de eventos do STIMMME. Abrindo as comemorações temáticas dos seus 50 anos, o Sindicato promove a tradicional Festa do Dia da Mulher. Exclusivamente dedicada ao público feminino, a integração ocorrerá em 18 de março, um sábado, no DallOnder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, com expectativa de reunir mais de 500 pessoas. Entre as atrações confirmadas estão o sorteio de uma moto 0km, de R$ 1,5 mil em prêmios diversos, apresentações teatrais e musicais. As interessadas em participar já podem garantir o ingresso na sede administrativa do Sindicato ou também nas subsedes de Veranópolis, Guaporé e Nova Bassano. 

Momentos marcantes da história de 50 anos do STIMMME-BG

A trajetória de 50 anos que o STIMMME completa no dia 1º de março começou a ser escrita em 1967 e, desde então, acumula uma série de momentos importantes que traduzem o compromisso da entidade com a família metalúrgica. Relembre algumas dessas passagens: 

Consolidação

Em 1967 o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves recebeu a Carta Sindical, documento que oficializou sua atuação em defesa dos direitos dos profissionais do segmento. Passados 50 anos, a entidade congrega aproximadamente 3,5 mil associados, representando cerca de 14 mil trabalhadores alocados em 18 municípios da região nordeste do Rio Grande do Sul. 

Compromisso com o trabalhador

O STIMMME foi uma das entidades pioneiras na região a oferecer atendimentos médicos e odontológicos para os associados. O projeto de benefícios iniciou em 2008 e, três anos mais tarde, migrou para a atual modalidade, em que os serviços são prestados de forma gratuita. Completam a grade assistência jurídica e previdenciária. Essas facilidades são disponibilizadas na estrutura da própria Sede Administrativa. 

Representatividade

Fortemente engajado nas causas do movimento sindical, o STIMMME participa permanentemente de interlocuções a favor de conquistas para os trabalhadores e de reivindicações que garantam a manutenção de seus direitos. Essa atuação ocorre em conjunto com entidades representativas estaduais, federais e, também, junto às esferas governamentais. 

Sede Campestre

Em 2004 o STIMMME entregou um grande benefício à família metalúrgica: a Sede Campestre. Recanto de lazer exclusivo para associados e familiares, totaliza três hectares com infraestrutura completa: piscinas, quadras de futebol-sete e vôlei, área de camping com churrasqueira, recanto para festas, bar, vestiário e estacionamento. Outro destaque é o Centro de Eventos Valdemiro Orso. Em breve serão entregues um alojamento com oito apartamentos e uma cozinha industrial. 

Lazer e social

Fortemente atuante no campo social, o STIMMME construiu uma sólida agenda de eventos que favorecem a integração entre os profissionais do setor desde a primeira edição da Festa Metalúrgica, em 1998. Atualmente, o calendário de eventos do Sindicato tem atividades fixas como a Festa do Dia da Mulher, Gincana Metalúrgica, Jantar Baile dos Trabalhadores Metalúrgicos, Dia da Criança, Festas nas Subsedes de Guaporé, Nova Bassano e Veranópolis, e Festa Metalúrgica. 

Formação

O STIMMME foi, mais uma vez pioneiro ao inaugurar o Centro Profissionalizante do Setor Metalmecânico e Material Elétrico de Bento. A iniciativa surgiu em 2010 e, desde então, já capacitou mais de dois mil trabalhadores.