You are currently viewing Dia do Metalúrgico: data para lembrar conquistas e projetar o futuro do setor

Dia do Metalúrgico: data para lembrar conquistas e projetar o futuro do setor

  • Post category:Notícias

Marco de importantes conquistas, o Dia do Metalúrgico vai além de uma simbologia lembrada anualmente em 21 de abril. Para a classe trabalhista, a data reforça a importância da profissão que tem contribuição marcante no desenvolvimento de diversos setores. Dos primeiros utensílios à engenharia de grandiosas máquinas, os trabalhadores do metal sempre corroboraram para a evolução dos povos – sendo uma das profissões mais antigas do mundo, com surgimento estimado há cerca de seis mil anos.

Com representações sindicais em todas as regiões do país, a classe metalúrgica se reforça com a presença dos sindicatos na luta pelos direitos empregatícios. Com mais de cinco décadas de história, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves é um deles: representa cerca de 14 mil profissionais da categoria de 18 municípios da região nordeste do Rio Grande do Sul e reafirma seu compromisso com os ideais do setor.

Liderada por seu presidente Elvio De Lima, neste ano, a reflexão em torno da data é balizada pelos desafios que preocuparam os trabalhadores do setor. Questões como as reformas Previdenciária e Trabalhista pautam a agenda de discussões do sindicato e, cada vez mais, o órgão representativo enfatiza a proposta de envolver a comunidade metalúrgica nas discussões – exemplo disso foi a audiência pública sobre a reforma da previdência realizada na Câmara Municipal de Vereadores no mês de abril.  “O movimento sindical sempre está fortemente mobilizado, engajando os cidadãos em diversas frentes na constante tentativa de defender os direitos dos metalúrgicos. Aqui em Bento Gonçalves e região temos intensificado essas ações de conscientização, com diversas intervenções junto aos trabalhadores”, destaca Elvio.

Para o presidente, é importante a crença na constante melhora do contexto macroeconômico. “Atuando em defesa de nossos direitos e trabalhando de forma permanente em busca de ações capazes de resultar em melhores condições e mais qualidade de vida, a família metalúrgica de Bento Gonçalves e região conta com a dedicação do STIMMME-BG em seus 50 anos de trajetória. Podemos brindar um histórico de conquistas que a todos beneficiam – com destaque para os atendimentos médicos, odontológicos e advocatícios gratuitos, se tornando um suporte essencial para o trabalhador. Por isso, mantemos nosso compromisso com os profissionais representados anos após ano”, reforça.

O trabalhador associado ao STIMMME usufrui de uma série de benefícios e facilidades – também extensivos a seus familiares – que ajudam a garantir mais bem-estar e qualidade de vida. Exemplo disso são os convênios firmados com empresas e profissionais, em cada cidade onde o Sindicato mantém sua atuação. São condições especiais e descontos para utilização de serviços em diversas áreas. Além disso, o sócio pode aproveitar os atendimentos gratuitos nas áreas de Clínico Geral, Ginecologia, Pediatria e Odontologia. Esse serviço é disponibilizado para todos na sede administrativa de Bento Gonçalves e podem ser conferidos no site www.stimmme.com.br.