You are currently viewing STIMMME-BG recebe visita de desembargadores da Justiça do Trabalho

STIMMME-BG recebe visita de desembargadores da Justiça do Trabalho

  • Post category:Notícias

Presidente Deoclides dos Santos destacou oportunidade de aproximação com judiciário trabalhista

Reforçando sua posição entre as mais tradicionais e relevantes entidades trabalhistas da Serra gaúcha, o STIMMME-BG recebeu a visita da cúpula de representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), que realizou um circuito de ações de relacionamento pela região. O encontro ocorreu na manhã de 1º de abril, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (STIMMME) de Bento Gonçalves. 

Um dos propósitos da agenda foi o de fomentar a aproximação da Justiça do Trabalho com a comunidade, retomando os contatos presenciais que foram reduzidos em função das fases mais graves da pandemia da Covid-19 no país. A ação também foi oportunidade de compartilhar de forma mais detalhada resultados da atuação do TRT4. “A pandemia foi um momento bastante complicado para os operadores da Justiça do Trabalho. O processo eletrônico foi o que nos possibilitou superar as dificuldades do distanciamnento social e, por isso, o ramo do Judiciário foi o que melhor respondeu à carga de demandas. Temos atuado fortemente como mediadores de conflitos entre patrões e empregados. A procura por soluções tem sido equilibrada, com 52% das demandas interpostas pela classe trabalhadora e 48% dos empregadores. Isso é muito bom, pois significa que ambos os lados consideram importante e respeitam o trabalho do TRT”, avaliou o desembargador Francisco Rossal de Araújo, presidente do TRT4. 

Outro ponto importante do encontro do TRT com os sindicalistas foi a defesa do conceito de justiça social. “É fundamental que tenhamos a preocupação de fazer a distruibuição da riqueza da mesma forma com que nos preocupamos com a geração da riqueza. São dois pratos da mesma balança que devem estar equilobrados pois, tão importante quanto criar riquezas é distribuí-la de forma justa na sociedade”, disse Araújo.

 Essa foi a segunda vez que a comitiva do TRT4 esteve no STIMMME-BG. “É uma grande satisfação participarmos ativamente e colaborarmos para esta aproximação do Judiciário trabalhista com a nossa sociedade e conhecer o que tem sido feito em benefício de uma relação equilibrada, justa, entre empregados e empregadores. É muito bom saber que temos parceiros com os quais podemos contar e procurar para resolver as nossas demandas sempre que houver necessidade”, disse Deoclides dos Santos, presidente do STIMMME-BG.

 Também estiveram presentes no STIMMME os desembargadores João Paulo Lucena (diretor da Escola Judicial do TRT) e Clóvis Fernando Schuch (da Ouvidoria do Tribunal) e a juíza Aline Fagundes (coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania).